31 outubro 2010

MINHA FAMÍLIA!


Esta é minha Família, sou Pai e Esposo, não necessariamente nesta ordem, umas vezes esposo, outras pai, enfim sou delas e elas são minhas e assim vamos seguindo sempre buscando a felicidade a cada dia, seja em pequenos e grandes momentos, nos bons e até nos maus, pois assim tiramos lições para o futuro. Assim é que é Ser Gente, uma grande Aventura. 
Forte abraço do amigo, Carlos Guimarães!

O Monge e o Executivo: resumo do livro


O Monge e o Executivo  , é um livro escrito por James C. Hunter sobre a essência da liderança, algumas vezes pelo autor reportada como “liderança servidora ou a verdadeira liderança” — uma concepção de liderança que se tem popularizado recentemente em empresas e organizações, embora, segundo o relato, exista desde tempos remotos.
A obra relata o encontro-retiro, durante uma semana, de líderes de diversos setores sociais num mosteiro ao norte de Michigan, com a finalidade de aprender a essência da verdadeira liderança.
O relato inicia com John Daily, um personagem fictício a representar um homem bem-sucedido, gerente-geral de uma importante indústria de vidro plano que conta com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares em vendas anuais.
John é casado, há dezoito anos, com Rachel, psicóloga, que lutara contra a infertilidade durante vários anos. Adotam um menino a quem chamam John. Passam-se dois anos e, inesperadamente, sua esposa engravida e nasce Sara.
A família aparenta estar equilibrada em todos os sentidos, mas as coisas não eram exatamente como pareciam ser. Em seu trabalho, também encontrava problemas, estava passando por um momento difícil. Rachel sugere que ele se afaste durante alguns dias para refletir e colocar ordem nas coisas. Até que um pastor recomenda-lhe um retiro num mosteiro cristão, chamado João da Cruz, localizado perto de um lago, em Michigan, que abrigava de trinta a quarenta frades. Um deles era Leonard Hoffman, famoso empresário estadunidense que abandonara o mundo dos negócios para se tornar monge, em busca de um novo sentido para sua vida — fato que chama muita atenção de John. Ele decide aceitar a sugestão do pastor e de sua esposa.
Ao chegar ao local, John Daily informa-se das regras locais para os sete dias de permanência. Lembra-se de perguntar por Leonard Hoffman, quer conhecê-lo, conversar sobre vários assuntos. Descobre que, ali, Hoffman tem um nome diferente: Simeão, nome que o tem acompanhado, aparentemente por estranha coincidência durante toda a sua vida.
Nas palestras, Simeão apresenta-se ao grupo e começa a dizer sobre os princípios de liderança, bem assim a sua distinção com autoridade e poder. Realça a importância de bem conjugar a realização duma tarefa com a construção saudável de relacionamentos. Enfatiza os paradigmas e mostra a importância de se os desafiar continuamente, em relação a si, aos demais, ao mundo. Ensina sobre o amor, para com as pessoas e as coisas. A paciência mostra auto-controle em face da adversidade. Após todas as palestras, John percebe o quanto haveria de mudar pelas informações que recebera e mostra expectativa de aplicar os princípios ao voltar para casa.

No relato, um dos integrantes do grupo faz o papel de “o do contra”, o que faz o leitor perceber como lidar com uma pessoa que não concorda com tudo, como buscar e possibilitar o equilíbrio. Enfim, salienta-se a importância do relacionamento humano para a construção de uma ambiente saudável. Defende-se que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade conquistada com amor.
Escrito por vetinho em 22-04-2009 na(s) categoria(s) ADM, Economia e Finanças
Obrigado pela colaboração amigo, se quiserem saber mais visitem o site: http://ihaa.com.br/ 
Forte abraço!

23 outubro 2010

A disciplina muda nosso destino

Insistência, persistência, desejo de acertar, seguir em frente, não esmorecer, atingir o alvo, suar, chorar, resistir, alcançar, alegrar-se, sentir-se realizado, comprovar que o esforço valeu o sacrifício. São sentimentos de pessoas que decidiram pelos seus objetivos e se esforçaram disciplinarmente a chegar lá, não se importando com a dificuldade gerada durante o caminho.
Na vida, a disciplina é a mola mestra de impulsão para atingirmos metas às vezes inatingíveis, atenção aos detalhes e a valorização deles fazem a diferença necessária para vencermos, do contrário, seremos vencidos, esquecidos ou até humilhados, dependendo da situação que se esteja vivendo.
Quando queremos algo como, por exemplo: fazer uma faculdade. Temos que nos preparar para o vestibular, estudar foi a primeira etapa a ser vencida, ao passarmos pela segunda que é a prova, já chega logo a terceira que é manter-se no curso escolhido. Provas, pesquisas, inúmeras leituras, horas de aula, esforço para trabalhar e estudar, enfim, tudo que só é vencido se for através da disciplina, do querer chegar lá. Do mesmo modo será em um regime para emagrecer, um tratamento dentário, num trabalho do qual se foi designado, numa partida de futebol.
A maioria das pessoas prima pela vitória, em ser melhor em alguma coisa, porém isto requer dedicação e para isso é preciso se desafiar, vencer os medos, as fraquezas, a preguiça e a má influência, aquela que diz que não somos capazes. É preciso ignorar os elogios também, aqueles que dizem que isso é fácil, o ego não deve ser inflado, pois assim, acabamos nos tornando auto-suficientes e deixamos de fazer o certo no que se refere à disciplina, que é ser atentos e esforçados.
Nem todos gostam ou querem viver sob a disciplina, preferem ser livres, ou porque não dizer rebeldes, porém, estes pagam por suas decisões não atingindo seus objetivos e normalmente largando tudo pela metade, nunca conseguindo dizer que são bons em alguma coisa. No provérbio chinês que diz: “se não mudarmos a direção terminaremos exatamente onde partimos” pode se aplicar para aqueles que ignoraram a disciplina em algum momento de suas vidas.
Enfim, que possamos nos espelhar nos exemplos de pessoas que viveram e venceram e ao verificar suas biografias descobríssemos que houveram momentos de sacrifício e de superação, porém, se eles não fossem disciplinados não teriam chegado onde queriam ou não teriam alcançado a vitória. Que tenhamos o controle de nossas vidas e possamos desta maneira mudar a direção e chegarmos a lugares cada vez mais diferentes de onde partimos.
Forte abraço do amigo, Carlos Guimarães.