23 outubro 2010

A disciplina muda nosso destino

Insistência, persistência, desejo de acertar, seguir em frente, não esmorecer, atingir o alvo, suar, chorar, resistir, alcançar, alegrar-se, sentir-se realizado, comprovar que o esforço valeu o sacrifício. São sentimentos de pessoas que decidiram pelos seus objetivos e se esforçaram disciplinarmente a chegar lá, não se importando com a dificuldade gerada durante o caminho.
Na vida, a disciplina é a mola mestra de impulsão para atingirmos metas às vezes inatingíveis, atenção aos detalhes e a valorização deles fazem a diferença necessária para vencermos, do contrário, seremos vencidos, esquecidos ou até humilhados, dependendo da situação que se esteja vivendo.
Quando queremos algo como, por exemplo: fazer uma faculdade. Temos que nos preparar para o vestibular, estudar foi a primeira etapa a ser vencida, ao passarmos pela segunda que é a prova, já chega logo a terceira que é manter-se no curso escolhido. Provas, pesquisas, inúmeras leituras, horas de aula, esforço para trabalhar e estudar, enfim, tudo que só é vencido se for através da disciplina, do querer chegar lá. Do mesmo modo será em um regime para emagrecer, um tratamento dentário, num trabalho do qual se foi designado, numa partida de futebol.
A maioria das pessoas prima pela vitória, em ser melhor em alguma coisa, porém isto requer dedicação e para isso é preciso se desafiar, vencer os medos, as fraquezas, a preguiça e a má influência, aquela que diz que não somos capazes. É preciso ignorar os elogios também, aqueles que dizem que isso é fácil, o ego não deve ser inflado, pois assim, acabamos nos tornando auto-suficientes e deixamos de fazer o certo no que se refere à disciplina, que é ser atentos e esforçados.
Nem todos gostam ou querem viver sob a disciplina, preferem ser livres, ou porque não dizer rebeldes, porém, estes pagam por suas decisões não atingindo seus objetivos e normalmente largando tudo pela metade, nunca conseguindo dizer que são bons em alguma coisa. No provérbio chinês que diz: “se não mudarmos a direção terminaremos exatamente onde partimos” pode se aplicar para aqueles que ignoraram a disciplina em algum momento de suas vidas.
Enfim, que possamos nos espelhar nos exemplos de pessoas que viveram e venceram e ao verificar suas biografias descobríssemos que houveram momentos de sacrifício e de superação, porém, se eles não fossem disciplinados não teriam chegado onde queriam ou não teriam alcançado a vitória. Que tenhamos o controle de nossas vidas e possamos desta maneira mudar a direção e chegarmos a lugares cada vez mais diferentes de onde partimos.
Forte abraço do amigo, Carlos Guimarães.

Um comentário: